top of page

A Árvore do Esplendor

Frater Abra An

 

 

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

 

 

O Universo é infinitamente mais rico do que qualquer sistema lógico. Todo número, toda palavra, todo conceito, toda imagem são apenas símbolos, e por consequência disso eles podem ser expandidos de maneira interminável, infinita.

O estudo e as concepções sobre a Árvore do Esplendor, ou a Árvore de 13 Esferas, começaram a ser delineado no ano de 2005 e.v., como uma tentativa de compreender determinadas passagens do Liber AL e dos escritos de Mestre Therion, como o seu próprio Tarot. O próprio Mestre Therion já havia solicitado o desenvolvimento de uma nova Árvore que pudesse responder as necessidade do Novo Aeon, mas ele mesmo nunca o fez, apenas nos deu dicas e nos remetia aos estudos mais profundos do Liber AL.

 

A primeira referência que conseguimos sobre o seu esquema estava no livro de Ann Williams-Heller, Cabala, O Caminho da Liberdade Interior. No entanto, percebemos que havia um equívoco no mesmo e resolvemos continuar o seu desenvolvimento. Infelizmente, não existia e nem existe qualquer outra literatura a respeito que tenhamos conhecimento.

 

O material que aqui é agora disponibilizado faz parte de um estudo ainda maior que, à medida do possível, será repassado a todos.

 

A nova Árvore não substitui a já conhecida Árvore da Vida, mas a complementa e nos faz vislumbrar o próprio processo de evolução humana e da Santa Ciência da Cabala.

 

O planeta regente da 12ª Esfera é Sedna. Sedna (ou Sanna) é uma deusa da mitologia inuit que segundo a lenda criou todos os seres do Ártico e é a maestrina dos animais marinhos. O cosmos inuit não é governado por ninguém, não havendo nenhuma figura divina criadora: quer seja feminina, quer seja masculina.

 

Sedna é um planeta anão e considerado como um objeto transnetuniano, com uma órbita excêntrica de 11.400 anos. Descoberta em 2003 e.v., teve sua designação provisória de 2003VB12  e é o planeta mais vermelho do sistema solar.

 

O número 12 é um número intrinsicamente ligado a ideia do Sagrado Anjo Guardião, enquanto que o 13 está intimamente ligado a concepção de Nuit. Os Véus de Existência Negativa continuam a existir, para nos mostrar que sempre existe algo além e desconhecido.

 

Cada uma das Esferas centrais está relacionada a um dos Chakras e podemos assim perceber que Daath está relacionada com o Anahatha Chakra, o que corrobora os ensinamentos dentro dos Livros de Classe A e com muitos dos de Mestre Therion.

 

A 10ª Esfera, a 12ª Esfera e a 13ª Esfera quando estudadas profundamente, nos remetem à estação do ano referente ao Inverno, o frio do espaço e ao princípio cósmico da Existência.

A 12ª Esfera está relacionada com a Consciência do Sagrado Anjo Guardião, enquanto que a 13ª Esfera com a dos Mestres Secretos. Uma vez que a tradicional Árvore da Vida se refere ao ser humano e suas diversas consciências.

 

Cada uma das 13 Esferas abrigam cada um dos signos do zodíaco, enquanto que a última se refere ao Universo no qual os signos se movem em harmonia. À nível de metais, a 12ª Esfera se relaciona com o aço, como vemos na Alquimia; e a 13ª Esfera com o metal latão – ver o texto: Branqueando Latona. Foi impossível não pensar na imagem da Última Ceia, com Cristo no centro cercado pelos 12 Apóstolos; assim como, também, não foi possível não pensar na Coroa de 12 Raios.

 

As letras Y e X, que colocamos ligando Chesed à Binah e Geburah à Chokmah, respectivamente, nos remetem à ideia do Homem colocada no Liber AL, Cap. II, Vers. 76. Quando utilizando os caminhos tradicionais da Árvore da Vida, elas ligam Malkuth à Hod e Malkuth à Netzach, respectivamente.

 

Os estudos sobre a nova Árvore do Esplendor continuam e novas correlações estão sendo encontradas no seu devido tempo. Existe uma alusão à uma Árvore de 13 Esferas desde a Suméria, mas não existe nenhum estudo referente. Relacionar esta Árvore, assim como a Árvore da Vida com um mapa do universo, é um erro enorme, pois elas nos mostram a evolução do ser humano na direção do divino dentro de si.

 

A Gematria das letras segue o padrão conhecido que parte do A=6 até o Z=156. Portanto, toda uma nova Gematria já começou a ser preparada...

 

 

Amor é a lei, amor sob vontade.

bottom of page