top of page

Da Liturgia da Missa

João da Rosa

 

A Liturgia da Santa Igreja Gnóstica Cristã guarda em si um mistério considerado por nós como um dos grandes segredos maiores.

A congregação se reúne na igreja (local) que nada mais é do que o ventre de Nossa Senhora, a Mãe do Senhor Cristo. Cristo é ali o Filho do Pai e o sacerdote, que vem a frente da congregação, é aquele quem irá interceder perante o Cristo por todos. Como estamos todos dentro do ventre de Nossa Senhora, o Senhor Cristo é impelido a ouvir e a auxiliar na intercessão perante o Pai. Percebemos que é Nossa Senhora o veículo maior de Amor, Aquela quem faz com que a Vontade de todos seja realizada.

O mistério da Eucaristia, a da transubstancialização do pão e do vinho na carne e no sangue, é um dos grandes momentos da Missa. Na realização do ato, na consumação da carne e do sangue, temos a certeza de que a nossa Vontade será realizada, que a intercessão foi ouvida e aceita pelo Pai. Experimentamos em nós a presença do Cristo que se faz presente.

O sacerdote está sempre de costas para a congregação, pois é ele quem vai a frente, conduzindo os devotos. A função do sacerdote é mágica, é de um verdadeiro iniciado, capaz de realizar milagres. A fé pode ser um sentimento reinante na congregação, mas cabe ao sacerdote ser movido pela certeza, que é uma das características de ser ordenado. Ele deve utilizar de palavras bárbaras de poder (latim), que só ele deve conhecer (ou muitas vezes não), impregnando toda a igreja com a mística da transubstancialização.

A Liturgia deve ser inundada por uma mística mágica que deve tocar o íntimo de cada presente, levando a um estado de interiorização, reflexão, exaltação e de amor. Tudo isto deverá levar à todos a um estado de Silêncio. Ao se entrar no ventre de Nossa Senhora, todo burburinho externo deve cessar, mais nenhuma palavra poderá ser trocada. O sacerdote é o único quem pode romper o silêncio, desde que é ele quem leva ao Cristo os anseios da congregação. Ele quebra o silêncio através da Campainha.

O importante na Santa Igreja Gnóstica Cristã é a congregação ser invadida pelo Amor de Nossa Senhora e poder sentir com isto a presença do Filho, o Cristo, que está em cada um e que cada um é em Verdade. Se a intercessão do sacerdote será ouvida ou aceita não é mais importante do que a experiência do Amor. Até mesmo porque não pode haver Vontade sem ter havido a experiência do Amor.

Na Santa Missa Gnóstica, da Igreja Gnóstica Católica, que é diferente de qualquer rito Rosacruz, o sacerdote sai de um caixão, pois ele está Renascendo em uma nova condição. Temos neste rito a ascensão de um Mestre (Magister Templi), que ao se encontrar com a sacerdotisa, isto é, com a Santíssima Fraternidade, está na verdade entrando em uma nova Vida.

A Santa Oração não um desejo de união com o Cristo, mas uma invocação do Cristo que cada um é. Na própria missa somos apresentados a tantos, que como nós agora, são os Mestres de suas Vontades. A Santa Missa é um rito de equilíbrio e de harmonia que inicia interna e se torna externa, que se inicia externa e se torna interna.

bottom of page